Blog

Blog DBernardes

14 de agosto de 2015 #DETRAN, Dúvidas frequentes

Teve sua habilitação suspensa e agora?

(procedimento para o Detran – RJ

A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro para os motoristas que atingem 20 pontos pelo somatório de suas infrações ao longo de 12 meses ou por cometerem infrações de natureza gravíssima, cuja sanção administrativa já contempla a suspensão (caso da Lei Seca, por exemplo).
Para recuperar sua licença, o motorista infrator, depois de cumprido o prazo da suspensão, precisa passar por um curso de reciclagem previsto em Resolução do CONTRAN e submeter-se a uma prova do DETRAN.

  1. O primeiro passo é comparecer ao Detran e entregar a sua CNH. Quanto mais adiar o processo, mais tempo vai demorar  para legalizar a situação.
  2. Durante o cumprimento da suspensão o condutor deve pagar o DUDA (cod. 210-0), no valor de R$85,73 referente ao Curso de Reciclagem para condutores infratores e agendar o serviço pelo site do Detran ou pelos telefones  3460-4042 ou 0800-0204042.
  3. Deve comparecer ao posto de habilitação na data e hora marcadas, munido de originais e cópias de Identidade, CPF e comprovante de residência, além do DUDA pago. Neste atendimento, será aberto um RENACH e o condutor vai tirar foto e cadastrar a biometria.
  4. Iniciar o curso re reciclagem

Importante:

O DETRAN não aceitará o CERTIFICADO do curso de reciclagem com data anterior a entrega da CNH.

 

 

 

Comentários