Nacionalidade Italiana: Dicas para reunir os dados básicos para uma pesquisa
Recebemos muitos emails de descendentes que têm DIREITO À NACIONALIDADE ITALIANA porém não têm os documentos do antenato e não sabem como procurar. Os dados básicos para a pesquisa na Itália são:
- nome completo;
- data de nascimento;
- filiação;
- localidade do nascimento.
Através das certidões brasileiras de nascimento, casamento e óbito torna-se claro identificar o nome dos pais e, em alguns casos, os dados dos avós. Por sua vez, localizando as certidões de nascimento, casamento e óbito dos avós alcançaremos os dados dos pais deles, ou seja, dos bisavós e assim por diante.
Solicite sempre a emissão da CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR que é uma reprodução fiel das informações contidas no original. Certidões simples podem omitir alguns dados essenciais.
É primordial colher as informações contidas nas certidões a respeito da igreja onde foram batizados, casados e cemitérios onde foram sepultados.
Além das informações que constam na certidões emitidas pelos cartórios as Igrejas possuem sua própria coleta de informações para o registro dos atos religiosos e nele constam informações adicionais que não constam na certidão do cartório.
Tanto no cartório quanto na igreja verifique se há cópias anexadas de documentos comprobatórios da identidade de quem registrou o ato, pois são exigidos por eles.
Dessa forma, certamente, conhecerão os dados básicos do antenato para início das buscas na Itália.
In bocca al lupo!